Por que presenteamos professores com maçãs?

O Colégio VK pesquisou de onde veio o hábito de presentear os professores com uma maçã e encontro 4 teorias. Veja!

Já que hoje é o Dia do Professor, pensamos em pesquisar mais sobre um tema que sempre trouxe curiosidade: afinal, por que em nossa sociedade é comum presentear os mestres com maçãs?

Independentemente da sua idade, você já deve ter visto em filmes, séries ou até mesmo na vida real, alguém entregando uma maçã como forma de agrado a um determinado professor.

Quer entender como foi que esse símbolo se criou? Então fique com a gente e confira as principais teorias!

4 Teorias que explicam a maçã como símbolo de conhecimento

Olhando para a nossa história, existem 4 aspectos que poderiam explicar bem a utilização das maçãs para presentear os mestres do saber:

A lenda de Newton

A teoria mais forte de todas diz que a maçã passou a ser sinônimo de conhecimento depois que ajudou Isaac Newton a descobrir a lei da gravidade.

Diz a lenda que o físico estava descansando à sombra de uma macieira quando, de repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça. Naquele momento Newton teria se dado conta da lei da gravitação universal.

O pentagrama da maçã

Outro fator que pode estar ligado à simbologia da maçã é mais orgânico e tem a ver com o formato de sua parte interna.

Quando cortamos uma maçã ao meio, é possível visualizar, bem ao centro, um formato de pentagrama, visto por muitos como símbolo do saber.

Adão e Eva

Também é possível que muita gente refute as duas explicações anteriores para crer que a verdadeira resposta encontra-se na representação de Adão e Eva.

De acordo com a literatura cristã, a fruta representa a sede do ser humano por respostas, por questionamentos, pelo conhecimento em geral.

Pouco dinheiro, muitos presentes

Por último, existe uma explicação que data do século XVI. Segundo seus defensores, o hábito de presentear professores com uma maçã surgiu nessa época, na Europa.

Como os salários dos mestres eram extremamente baixos, os pais dos alunos utilizavam maçãs e flores para agradecer aos serviços prestados. Muito interessante, não?!

***

E você, o que achou das teorias acima? Acredita em alguma delas?

Escreva um comentário nos contando a sua opinião… Ah, e não se esqueça de presentear um professor querido com maçãs Fischer! Nos vemos na próxima!

Fonte: https://www.fischerfrutas.com.br/Noticia?id=18&item=Por_que_presenteamos_professores_com_macas?